MESA REDONDA: QUEM NÃO VÊ BEM UMA PALAVRA, NÃO PODE VER BEM UMA ALMA

Nessa última segunda-feira, dia 17 de abril de 2017, foi […]

abril 19, 2021

Nessa última segunda-feira, dia 17 de abril de 2017, foi realizada uma Mesa Redonda com a temática “A importância da leitura para o psicopedagogo”. Tal evento, intitulado “QUEM NÃO VÊ BEM UMA PALAVRA, NÃO PODE VER BEM UMA ALMA” (PESSOA, 1997, p.09) é um trabalho interdisciplinar que visa despertar nos discentes a percepção de leitura para uma boa leitura de mundo. No momento, estiveram presentes os discentes da Pós em Psicopedagogia da Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS e alunas do curso de Pedagogia dessa mesma Instituição.

Fizeram parte do evento professores de várias áreas e disciplinas como: Cleuzira Custódia (Mestre em Linguística); Vinícius Vilela (Coaching em Consultoria de Imagem e Estratégia); Luciano Vasconcelos (Pós-graduado em Docência do Ensino Superior); Rosângela Lopes (Psicopedagoga, especializada em Educação Especial); Rosiney Vaz de Melo (Pedagoga Mestre em Educação).

Na psicopedagogia, o profissional deve fazer abordagens sistêmicas tanto clínica quanto institucional. O psicopedagogo deve então, ser capaz de fazer uma leitura, pessoal, cognitiva, comportamental, afetiva e social. Deve perceber o que está por trás das queixas e das relações, identificar o explícito e o implícito. Depois dessa leitura, ele com sua “grande carga de leitura” deve propor mudanças e intervenções no processo de ensino. A Unicaldas acredita que promover um debate sobre essa temática possa contribuir para que os discentes tornem-se profissionais mais ativos e eficazes.

21 de abril de 2017

Veja mais..